Quem Somos
A Casa de Emmanuel - Benção de Paz foi fundada em 09 de janeiro de 1972, inicialmente como um núcleo de assistência social dando suporte ao Bairro Jardim Marchesi em Ribeirão Preto/SP, que possuía uma estrutura precária, pois estava em seu início.
Neste período era mantida com ajuda de empresas e voluntários.
Em 1986 foi nomeada creche e passou prestar atendimento de Educação Infantil em período integral, satisfazendo assim as necessidades de um bairro de grande vulnerabilidade social, com o passar dos anos firmou convenio com a Secretaria Municipal da Educação.
Hoje apresentam como maior necessidade a inclusão da criança na sociedade, através de projetos sociais, que podem ser financiados por Empresas Privadas, Doações de pessoas físicas, e voluntariado.
Dessa forma deixamos nossas portas abertas para conhecer nosso trabalho junto as crianças e famílias, enfatizando assim sua parcela de doação voluntária, participando conjuntamente da nossa história.


Reflexões
Missão, Visão e Valores
O trabalho educativo da Casa de Emmanuel tem como missão proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e facilitador do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, entendendo desenvolvimento como um processo global e dinâmico, que se inicia desde a concepção e continua por toda a vida.
Garantir a criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, á saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e a interação com outras crianças.
Tendo como norte o Cuidar e Educar como ações intrínsecas por meio de atividades lúdicas.
E para que seja reconhecida como instituição socioeducativa, formadora de cidadãos, que possibilita o desenvolvimento ativo com qualidade de todos os participantes, vai contar com o processo de valorização do profissional de educação, possibilitando formação continuada, trabalho em equipe, para refletir, aprimorar, planejar, avaliar esse trabalho de grande relevância social.
Para complementar e compartilhar a educação das crianças com as famílias vai valorizar os seguintes princípios:
-
Laços de solidariedade humana
-
Respeito mútuo
-
Exercício da cidadania
-
Respeito ao meio ambiente e conservação da natureza
-
Valorização da autonomia
-
Ampliação de saberes através da convivência entre os pares e adultos.